Márcia Costa//AF Notícias Os moradores do
Jardim Boa Sorte, em Araguaína, estão revoltados com os aumentos inesperados nas contas de água. Eles acreditam que a cobrança é "indevida e abusiva". Segundo moradores, o consumo médio mensal é de R$ 60, mas os valores dobraram e em algumas residências até triplicaram. O professor
Pedro Rodrigues relata que sua conta costumava vir entre R$ 50 e R$ 60, porém, no mês de julho, o valor mais que dobrou, sem falar da constante falta d'água. Eles chegaram a desconfiar que a concessionária estaria cobrando pelos serviços de manutenção no setor.
“A indignação é grande, pois praticamente ficamos todo o mês de julho no período da noite sem água no setor. E houve três dias seguidos que faltou água durante o dia todo. E a conta vem com o dobro do valor? Aumentou mais que 100% em um mês que ficamos muito tempo sem água. Nos sentimos desrespeitados. Mesmo sendo comum que aumente o consumo por ser um mês quente, mas nós não dobramos o consumo”, disse o professor. Segundo Pedro, com a falta de água, a rotina doméstica dos moradores do bairro foi afetada, impedindo a lavagem de roupas, por exemplo, além de colocar em risco o funcionamento de máquinas de lavar e bebedouros, devido ao fluxo irregular da água. Muitas vezes, a água ficava com uma coloração escura quando o abastecimento era retomado, segundo ele. Já a moradora Leidiane afirmou que nada justifica o aumento do consumo em sua residência. "
Moro aqui no setor tem um ano e minha conta de água sempre vinha no valor de R$ 49,50, sendo que o mais caro era R$ 56. O aumento vem acontecendo nesses dois meses de forma abusiva. Isso é falta de respeito com nós consumidores. No mês passado, chegou a R$ 94, agora quando peguei já veio com R$ 124. Estou revoltada, assim como todos os moradores. Esses valores estão altíssimos. Eu trabalho o dia todo e são apenas duas pessoas aqui em casa. Lavo a casa e a roupa apenas uma vez na semana e juro que não entendi [o aumento]", disse.
O que diz a BRK Ambiental A BRK Ambiental informou que não há relação direta entre a quantidade de manutenções realizadas no setor e os serviços cobrados na fatura. A empresa garantiu que entrará em contato com os moradores citados na reportagem para verificar as possíveis causas do aumento repentino. A empresa também afirmou que, em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo 0800 6440 195, pelo endereço
eletrônico ou pelas redes sociais da empresa.