Os professores devem atualizar as informações a partir de 5 de junho, informou a Seduc.
Os professores da rede estadual de educação do Tocantins terão que inserir novamente todos os dados de milhares de estudantes no Sistema de Gerenciamento Educacional (SGE), desde o mês de junho.
A Seduc alega que as informações foram perdidas devido a problemas ocasionados no Data Center (onde os dados estavam armazenados), por conta das fortes chuvas dos últimos dias. A notícia deixou os educadores revoltados.
O SGE já está fora do ar desde o dia 27 de novembro e, conforme a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), dados como notas, conteúdos e frequência devem ser atualizados desde o dia 5 de junho até a presente data.
Com isso, os professores da rede estadual terão trabalho em dobro neste fim de ano.
Em nota, a Seduc disse que “já está previsto para 2019 investimentos e ações na ampliação dos espaços de armazenamento digital de informação, backups sistêmicos (armazenamento em redundância em locais distintos)".
Confira a nota na íntegra:
NOTA
Assunto: Problemas Data Center Seduc
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que está trabalhando para sanar todos os problemas causados no Data Center da Pasta por conta das fortes chuvas dos últimos dias. A Pasta reforça, no entanto que todas as informações permanentes do Sistema de Gerenciamento Escolar, como matrículas, planos, atas, registros, etc.) foram recuperados e estão à disposição dos professores e gestores educacionais da rede estadual.
A Seduc informa, contudo, que dados voláteis, como notas, conteúdos e frequência, do dia 5 de junho até a presente dada, foram danificados e precisam ser inseridos novamente pelos professores da rede no Sistema. A pasta reforça, ainda, que todo o trabalho vem sendo desenvolvido no sentido de garantir que o ano letivo dos alunos da rede estadual não seja prejudicado.
A Superintendência de Tecnologia da Educação vem trabalhando intensamente no sentido de garantir o pleno funcionamento do Sistema de Gerenciamento Escolar. Para isso, já está previsto para 2019 investimentos e ações na ampliação dos espaços de armazenamento digital de informação, backups sistêmicos (armazenamento em redundância em locais distintos), melhoria no pátio de servidores, entre outras iniciativas que visam aprimorar o serviço de armazenagem e gerenciamento digital das informações da rede estadual de ensino.
Para dirimir quaisquer dúvidas, esclarecimentos e orientações oriundas do Sistema de Gerenciamento Educacional – SGE (Operacional) a Seduc coloca a equipe GSGE mobilizada e os seguintes canais de comunicação e atendimento a disposição:
- 0800 63 5050
- (63) 99233 1648 (somente mensagens de whatsapp)
- sge@seduc.to.gov.br
Para sanar quaisquer dúvidas no que se refere aos registros nos Diários de Classe, está disponibilizada a Gerência de Certificação, Normatização e Inspeção Escolar :
- (63) 3218 6161/1665