Aproximadamente 350 caminhões passam por dia no local.
A rodovia estadual TO-335, entre os municípios de Colinas do Tocantins e Palmeirante, está repleta de buracos. O trecho é usado diariamente por centenas de caminhoneiros que fazem o escoamento da produção de grãos.
São aproximadamente 350 caminhões por dia, do tipo bitrem, carregados de grãos fazendo o transbordo da carga no Pátio Multimodal da empresa VLI, em Palmeirante, que recebe a produção agrícola, principalmente de outros estados.
Além de prejuízos materiais, são frequentes os acidentes no trecho devido às más condições da pista. Com o período chuvoso, surgiram ainda mais buracos e algumas crateras.
Em 2020, caminhoneiros fizeram um protesto contra as péssimas condições e bloquearam a rodovia. Apesar da cobrança, nada foi feito.
"Essa é uma das principais rodovias do Tocantins que precisa ser reconstruída totalmente, e não apenas um serviço e tapa-buracos. A rodovia liga Couto Magalhães à TO-010. A economia que passa por aqui é grandiosa para o Tocantins. Precisamos que o governador Mauro Carlesse providencie um processo de licitação com urgência. É uma situação de calamidade pública. Olha a economia de ICMS que gira aqui nessa rodovia", disse Jair Mota, morador de Palmeirante.
PLANO DE CONCESSÃO À INICIATIVA PRIVADA
A TO-355, no trecho de 60 km entre Colinas do Tocantins até o entroncamento da TO-010, está no projeto de concessão à iniciativa privada, conforme a Medida Provisória nº 9/2020.
Após esse processo de concessão, os serviços de operação, manutenção, conservação, monitoramento e implantação de obras de infraestrutura e de outras melhorias ficarão sob a responsabilidade da empresa que vencer a licitação. Por outro lado, haverá cobrança de pedágio.
O QUE DIZ O GOVERNO
"O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), informa que:
1. Finalizou o projeto para reconstrução do trecho TO-335 e já trabalha na captação de recursos que garantirão a execução das obras;
2. Mantém, de forma permanente, desde o ano passado, uma equipe técnica realizando os serviços de tapa-buracos no trecho;
3. A rodovia possui tráfego intenso de veículos de carga, recebendo uma média diária de 400 caminhões bitrens carregados com grãos. Esse tipo de tráfego impacta diretamente na qualidade do pavimento, já que a via, no momento de sua construção, não foi projetada para essa finalidade;
4. O tráfego pesado e a grande incidência de chuvas contribuem com a deterioração do pavimento, por isso, o novo projeto desenvolvido pela Ageto, prevê a adaptação da rodovia para o tráfego intenso de veículos de carga e modernos dispositivos de segurança que garantirão mais conforto para os usuários".
VEJA TAMBÉM
+ Governo autoriza privatização de várias rodovias estaduais do Tocantins, no total de 640 km
VÍDEO