O problema está ocorre desde o último dia 26.
O Procon Tocantins notificou a concessionária de água BRK Ambiental, na manhã desta terça-feira (1°/2), por desabastecimento de água no município de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins, após denúncias dos moradores.
Dianópolis é uma das mais antigas cidades do Tocantins e berço histórico e cultural do Estado, o início de sua história data aproximadamente de 1750. Possui cerca de 22,7 mil habitantes.
Segundo as denúncias, a interrupção no fornecimento de água ocorre principalmente durante o dia, desde 26 de janeiro. O desabastecimento ocorre nos setores Bela Vista, Nova Cidade e no centro da cidade, na qual a interrupção total ocorreu também nesta segunda-feira (31).
"Nos setores Bela Vista e Nova Cidade, a água só retorna de noite. Já no centro permanece sem água. É imprescindível a informação prévia aos consumidores diretamente atingidos, sobre os dias que haverá a interrupção no fornecimento de água, de modo que a população atingida possa se organizar. O que não ocorreu", explica Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.
O órgão de defesa do consumidor deu o prazo de 48 horas para que a BRK Ambiental justifique os referidos problemas, devendo a companhia apresentar, ainda, as ações preventivas adotadas para solução dos mesmos.
Segundo o Procon, o tratamento e o abastecimento de água são considerados serviços públicos essenciais, consoante estabelece o artigo 10, inciso I, da Lei 7.783/89, devendo, portanto, ser contínuo.
O QUE DIZ A BRK
A BRK Ambiental explicou que em função das fortes chuvas na região, o sistema de abastecimento em Dianópolis (TO) foi impactado após ser atingido por um raio (descarga atmosférica).
Conforme a empresa, as equipes da concessionária já realizaram os reparos necessários, substituindo os equipamentos danificados pelos reservas, e a recuperação gradual do serviço já está em curso, com áreas mais baixas se reabastecendo mais rapidamente e, em seguida, áreas mais altas.
A normalização total é aguardada para a madrugada desta quarta-feira (2). A empresa afirmou que mantém a equipe operacional do município acompanhando a retomada do abastecimento e tomando todas as ações necessárias para minimizar os impactos ocasionados pela intermitência.
A concessionária disse ainda que está em contato com os clientes e órgãos de controle por meio das redes sociais, SMS, carro de som e comunicação formal. "A BRK lamenta os transtornos e reforça que apresentará ao PROCON as informações requeridas dentro do prazo estipulado”, finaliza a nota.
Denuncie
Os consumidores podem denúnciar através do Disque Procon 151 ou no Whats Denúncia 992166840. Para formalizar a reclamação, acessar o site www.to.gov.br/procon.